Skip to main content

10 anos de Margem Criativa (parte 1)

Agora que a Margem Criativa comemora 10 anos é uma boa altura para se fazer o balanço do que foi este período, analisar algumas mudanças nas áreas em que a marca atua e perspetivar o futuro.

A auto-entrevista, em duas partes, a Tiago Pires, a cara por detrás dos projetos da Margem Criativa.

Parte 1

O que é a Margem Criativa? Como surgiu?

A Margem Criativa surgiu em meados de 2012. Queria ter um espaço online “em nome próprio”, onde pudesse divulgar o meu portfólio e serviços na área digital e ter um website era um passo fundamental para cumprir esse objetivo.

Porquê a escolha do nome Margem Criativa?

Quase todos os nomes e domínios (para o website) que idealizei estavam registados e acabei por escolher algo que fizesse a ligação com as minhas áreas profissionais e com algumas características que procuro sempre introduzir nos meus projetos: a criatividade e a diferenciação.

Desde 2019 que a Margem Criativa passou a ser uma marca registada, algo que pode parecer um pormenor mas que é importante como forma de protegermos o nosso trabalho e o próprio negócio.

A Margem Criativa tem presença física em algum espaço?

Não. Por enquanto, continua “sem porta aberta”, a funcionar numa lógica de trabalho freelancer, com liberdade geográfica de atuação.

Quem são os clientes da Margem Criativa?

Sobretudo pequenas e médias empresas. A maioria dos projetos desenvolvidos têm ligação a empresas e negócios na zona do Sotavento Algarvio, mais especificamente entre Tavira e Vila Real de Santo António. Ao longo destes anos, já foram várias as vezes em que surgiram projetos de “outras latitudes”, tanto na região do Algarve como no resto do país.

Também tenho alguns projetos criados para organismos públicos, como Juntas de Freguesia e algumas associações (de caráter social ou desportivo).

Os projetos desenvolvidos pela Margem Criativa resumem-se a uma só pessoa?

Na maioria das situações sim, são projetos desenvolvidos e mantidos por mim. Até por uma questão de gestão dos orçamentos disponíveis. No entanto, há momentos em que é necessário recorrer a outras pessoas, numa lógica de parceria, para poder prestar um melhor serviço ao cliente. Essas colaborações, aliás, tornam, muitas vezes, os projetos melhores e mais ricos.

Não há que ter medo de trabalhar com outras pessoas da área, até porque não há ninguém que possa ser excelente em todas as vertentes criativas ou do digital.

Quais são as áreas de atuação da Margem Criativa?

A Margem Criativa presta sobretudo serviços nas seguintes áreas: web design, comunicação online, gestão de conteúdos, design gráfico, marketing digital, redes sociais e fotografia.

Qual é o balanço que fazes destes 10 anos? Como é que foi o percurso da Margem Criativa?

O arranque foi complicado, muito provavelmente enfrentando os mesmos desafios de qualquer empresa ou negócio que está a começar, apesar de, relembro, trabalhar como freelancer.

Com o passar do tempo, os clientes e os projetos foram aumentando, na medida em que também existe um maior conhecimento (e reconhecimento) do trabalho desenvolvido.

Houve alturas más, de poucos ou nenhuns projetos a aparecer, mas, normalmente, quando acreditamos no que estamos a fazer, o importante é seguirmos esse caminho, que os resultados acabam por aparecer.

Quase como em tudo na vida, é preciso uma dose de sorte, cruzarmo-nos com as pessoas certas e muito trabalho, claro. E acreditar que vale a pena fazer as coisas bem feitas. Essa é a minha linha de orientação fundamental.

Conheça alguns dos projetos da Margem Criativa aqui.